Rio Itajaí-mirim transbordou
A forte chuva que caiu em Brusque no início da tarde desse domingo (24), causou um série de alagamentos e alguns deslizamentos de encostas. Nos trechos mais baixos da avenida Beira Rio - sob a ponte estaiada e frente ao Corpo de Bombeiros, o nível do rio aumentou de tal forma que por volta das 17 horas o asfalto já estava coberto.
Em Vidal Ramos, o rio chegou a 2,22m (o normal é 1,80 metro) e em Botuverá 5,90m. Em Brusque, choveu 51 milímetros da zero hora às 15 horas de hoje (24) e o Itajaí-mirim alcançou 5,65 metros às 18 horas.
Já são 19 os municípios no Estado com problemas de alagamentos. Na região do Litoral Norte, Barra Velha passa por problemas ocasionados pelas chuvas. Cidades que já decretaram situação de emergência: Caçador, Rio das Antas, Timbó Grande, Lebon Régis, e Matos Costa.
Em contato com Eliseu Muller, diretor da defesa civil de Brusque, a Reportagem da Rádio Cidade apurou que em caso de necessidade, o contato deverá ser mantido com o Corpo de Bombeiros (193).
Quatro regiões da cidade ficaram com ruas alagadas. Uma viatura da PM chegou a ficar ilhada no bairro Águas Claras. No Cedrinho, Lagoa Dourada, Paquetá e parte da região do Guarani, além do Azambuja, diversos alagamentos assustaram a população. Na região da avenida 1º de Maio, algumas casas chegaram a ser invadidas pela água e o trânsito teve que ser bloqueado.
Não há registro de moradores desalojados. A defesa civil estadual informou que mais de 45 mil pessoas em Santa Catarina foram afetadas. Destes, 3.252 estão desalojados e 429 desabrigados. Blumenau já colocou a defesa civil em prontidão.
Veja fotos da noite desse domingo (25), clicadas por André Hams, no Galeria Cidade.
Entre 18h02min, quando essa matéria foi postada, e 21h02min, 4.146 internautas viram alguns dos detalhes das consequências deixadas pela chuvarada que caiu sobre Brusque durante a tarde de hoje.
Se você tem fotos ou vídeo da chuvarada, mande para cidadeam850@gmail.com.


